top of page

Como Flechas nas mãos de Deus

Em alguns versículos, ao lermos sobre as flechas, observamos que são utilizadas para falar do relacionamento de Deus com o homem.

 

 

(IS 49:2) "E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava".

 

 

 

Portanto, somos como flechas nas mãos de Deus e precisamos entender o que isto significa.

 

 

I) A flecha só tem valor nas mãos do arqueiro.

 

 

As flechas eram armas feitas de madeira e com uma ponta de metal. Não eram usadas para simples enfeites, como fazemos em nossos dias. Eram armas de grande valor, mas um valor que se revelava só quando utilizada pelo arqueiro. O Arqueiro sabia quando utilizar, qual o peso ideal para alcançar o alvo e como limpar. A flecha em ação revelava a destreza do arqueiro.

Nós não somos diferentes, como flechas nas mãos do arqueiro só teremos valor nas mãos de Deus. Ele sabe como nos usar, o peso que suportamos e como nos tratar e curar. As nossas ações devem revelar o poder de nosso Deus. Não podemos nos tornar “enfeites”, precisamos ser instrumento de bênçãos nas mãos do Senhor.

 

 

II) Como flechas nas mãos do valente temos um alvo a ser alcançado.

 

Deus tem alvos individuais para cada um de nós e mesmo que obstáculos sejam levantados, iremos ultrapassar e chegar ao alvo, pois a força usada para o movimento da flecha vem do arqueiro, ou seja, de Deus. Não é na nossa força, mas na Dele. A flecha precisa estar somente limpa e leve. Satanás sabe disso e irá tentar nos levar ao pecado para nos sujar e colocar peso. Muitas pessoas vivem com sentimentos de culpa, frustração, remorso, derrota, se sentem velhos para tantas coisas. O peso é tão grande que não conseguem se levantar para serem instrumentos nas mãos de Deus. Mas o Senhor tem uma promessa (IS 40:31) "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

 

 

Como flechas o Senhor nos coloca em sua aljava para nos limpar, restaurar e curar para alcançarmos o alvo. Infelizmente muitos não alcançam e ficam parados deixando de conquistar tudo o que lhes foi preparado. Para entendermos melhor vamos estudar o texto de (2RS 13:14-19)

 

 

"E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”.

 

 

Situações que impedem de alcançarmos o alvo:

 

 

I-Falta de visão

 

 

O rei foi visitar o profeta, viu a gravidade da situação, chorou, mas Deus não deixou de dar uma palavra e um ato profético. O que aconteceu?

O rei fez por fazer. Ele não tinha a visão que era a voz do Senhor. Que aquela atitude era de vitória. Deus estava dizendo que iriam vencer os inimigos, mas era preciso lutar. O rei olhou só para a situação, fez o que foi dito sem ter a visão do ato. Ele não entendia que a vitória não estava nas mãos do profeta, mas nas mãos de Deus.

Muitas vezes temos dificuldade de alcançar o alvo planejado por Deus, por não conhecê-lo, não termos uma visão correta ou porque perdemos esta visão no meio do percurso.

 

Jó passou por problemas físicos, emocionais e até espirituais que o levou por um período de desanimo a ponto de perder a visão de quem era Deus e chegou até a amaldiçoar o dia de seu nascimento (JÓ 3:3) "Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!”.

 

Jó não via esperança, mas Deus tinha um plano e este foi realizado.

 

(JÓ 42:12) "ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido."

 

Deus tem um plano maravilhoso para sua vida. Não irá te abandoar, mas é preciso estar com os olhos voltados para Ele e não para os homens ou as circunstancias. Não permita que a visão dada por Deus seja roubada de sua vida ou passe desapercebido. Seus planos e propósitos não podem ser impedidos por Satanás, circunstancias ou problemas.

 

 

II- Falta de perseverança

 

 

O rei tinha que continuar batendo as flechas no chão até que os inimigos fossem derrotados. Esta era a ordem, mas ele cansou, desistiu.

 

A perseverança é a chave da vitória.

 

 

(GL 6:9) "E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

 

Ex:

 

 

Calebe (NM 14:24) "Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”.

 

 

Ana pedindo um filho (1SM 1:12) “E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR...”.

 

 

Apóstolos (AT 1:14) "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos”.

 

 

Perseverar, não desistir, continuar.

 

 

Às vezes é difícil, portanto não devemos de nos isolar ou fugir, mas nos achegarmos a pessoas que amam a Deus e podem nos ajudar, animar.

 

 

(IS 41:6) "Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te”.

 

Fuja das pessoas que irão te jogar para baixo.

 

 

 

III-Falta de fé

 

 

O rei não teve fé para continuar. Fico pensando se ele não se sentiu até meio bobo.

 

Quando perdemos a fé, não alcançamos o alvo. Pelo fato de não ver nada, não perceber uma mudança o rei parou. Muitas vezes começamos bem, cheios de gás, mas se não acontecer do nosso jeito, da maneira que desejamos ou no nosso tempo, deixamos de crer e lentamente paramos. Antes orávamos, aceitávamos os desafios, éramos os primeiros a chegar, mas hoje, não temos vontade de orar, tudo é motivo para desistirmos, os desafios são todos bobagens, sempre estamos cansados para a obra de Deus e relativisamos o que está escrito na Bíblia. Muitas vezes nos tornamos só religiosos.

 

 

Mas o Senhor tem não só promessas, mas fôlego novo.

Ele continua dizendo:

 

 

(JS 1:9) "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

 

(IS 40:29) "Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”.

 

(IS 40:31) "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

 

 

Amados, não vamos desistir. Vamos juntos caminhar para o alvo, para a nova vida que Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

 

 

Deus te abençoe.

 

 

Pra. Damaris Latorre Simão

damarislatorre@hotmail.com

© 2023 by The HANDYMAN Ltd. All rights reserved.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page