top of page

Jesus venceu e nos ensina como vencer

 

Hb. 4:15 “O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” BLH

Neste versículo lemos que Jesus foi tentado como nós somos, e venceu a cada tentação sem pecar.

Quando falamos das tentações de Jesus nos limitamos a seu confronto com Satanás no deserto, mas a bíblia diz que em tudo foi tentado. O que significa isso?


Significa que como nós Ele precisou lutar contra os mesmos inimigos que lutamos: Satanás, o Mundo e a Carne.

Satanás foi derrotado na cruz, venceu os padrões errados do Mundo, e precisou vencer os sentimentos que tentaram invadir sua alma.

Vamos analisar alguns destes sentimentos:

I) Insegurança: E insegurança é um sentimento que nos leva a sentirmos medo de avançar, é uma incerteza que pode até nos paralisar ou fazer-nos retroceder.


Satanás tentou minar a alma de Cristo questionando sua identidade Lucas 4:3 “Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão.”


O objetivo era trazer duvida para que ele provasse sua identidade através de atitudes, Mas Jesus sabia quem era,não precisava provar nada, simplesmente confiava na Palavra de Deus. Mateus 3:17 “E do céu veio uma voz, que disse: -Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!”


Jesus escolheu crer na palavra de Deus e não na voz do inimigo.
Será que na dificuldade escolhemos a certeza do Deus ou a voz do inimigo?

II) Saber esperar o momento de Deus: Esperar o momento de Deus não é fácil, geralmente somos tentados pela ansiedade, necessidade, sociedade; e nos precipitamos, trazendo futuros problemas. Como nós Jesus também foi pressionado a agir antes da hora:

João 2:1- 4 “Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.”

Maria viu o problema, era necessário fazer algo e no desejo de ver o problema solucionado pressionou Jesus s agir. Na sua visão deveria ser feito algo de imediato, mas Jesus não se deixou levar pela situação e ansiedade, simplesmente disse Ainda não chegou a minha hora, ou seja, vou esperar a vontade de Deus.


Esperar não é fácil Salmos 69:3 “Estou rouco de tanto gritar por socorro, e a minha garganta está ardendo. Os meus olhos estão cansados, esperando que tu, meu Deus, venhas me socorrer”.


A espera nos leva a angustia, a nossa visão se cansa ou seja, perdemos a visão. Mas o Senhor nos ensina e esperarmos Nele Isaías 40:31 “Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”


III) Rejeição: significa Lançar fora; depor, largar, expelir, lançar de si, vomitar, não aceitar, desaprovar, opor-se a, negar, recusar.

Tudo isso Jesus sofreu. Ele não foi aceito por todos, até seu familiares o rejeitaram. Recusavam crer, foi reprovado, achavam que estava louco.

Marcos 3:21 “E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.”
•João 7: 5 Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.

Foi rejeitado por sua cidade Lucas 4:24 “E continuou: -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra”

Foi rejeitado e abandonado por muitos discípulos João 6:66 “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”


Apesar de tanta rejeição não deixou de fazer a vontade de Deus para agradar a homens. Com certeza ficou triste, mas se deu ao direito de ficar revoltado, de ser rebelde de se vingar, ficar de mau do mundo. Ele decidiu obedecer a Deus mesmo não sendo aceito ou compreendido, venceu estes sentimentos e continuou buscando o Pai.

IV) Preconceito: Jesus também vivia em uma época cheia de preconceitos e sofreu com eles. João 1:46 “Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.”

Nazaré era uma cidade insignificante e seus moradores eram desprezados por sua maneira de falar e viver. Quando Natanael faz esta pergunta ele estava questionando a origem, os hábitos, a cultura e o conhecimento de Jesus.


Ele não sofreu preconceito só por sua origem, mas também por suas atitudes Mateus 11: 19 “O Filho do Homem come e bebe, e todos dizem: "Vejam! Este homem é comilão e beberrão! É amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama...."

Em todas as atitudes Jesus era julgado e condenado.

V) Ingratidão: Não ser agradecido, não reconhecer o bem que recebeu. Isto não é fácil, geralmente por causa de uma única atitude, tudo de bom que uma pessoa fez é esquecido. Mas Jesus também não foi reconhecido pelo bem que fez. Na cura dos dez leprosos:

Lucas 17:15-17 “E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Jesus disse: -Os homens que foram curados eram dez ?”

A ingratidão sofrida não o levou a uma atitude de não ajudar mais ninguém de se fechar em si mesmo ou de sair falando mal desta pessoa. Ele continuou a fazer a vontade de Deus.

VI) Traição: Ser traído por alguém que amamos é extremamente dolorido, nos faz perder o chão e nos leva até a ficarmos deprimidos. Jesus investiu durante 3 anos na vida de Judas, ensinou, derramou de seu amor, revelou os segredos e riquezas das parábolas; e foi traído usando o beijo que era um símbolo de reverencia, respeito, consideração. Mateus 26:49 “E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou.”


A traição não o fez desistir do plano de Deus.
Nos nossos dias muitos estão tão decepcionados com homens, se sentiram traídos e ao invés de buscar a cura que vem de Deus, abandonaram seus caminhos. Jesus nos ensina que mesmo na traição podemos ser vencedores, precisamos buscá-lo.

VII) Zombaria: Jesus foi zombado, ridicularizado justamente no momento de maior fragilidade Lucas 23:35 O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus, dizendo: -Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!

Zombaram de suas palavras, de seu poder, dos seus milagres, de sua vida, mas Ele diz: Lucas 23:34 “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.”

Quanto ataque Jesus sofreu em sua alma, mas o que o levou a ter vitória em todos os momentos, a não se deixar prender por nenhum deles?

Muitos podem dizer que era por ser filho de Deus, mas Ele veio como homem, em toda limitação humana.

O segredo de Jesus é revelado no início de seu ministério Mateus 4:4 “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

Jesus sabia que a vida estava na palavra de Deus, palavra que nos foi dada pelo seu soprou II Tm 3:16 “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.”


Neste texto, “inspirada,” significa que o homem recebeu através do sopro divino, o mesmo que foi feito no Édem para dar vida ao homem.
Ele não só sabia ou estudava, mas vivia a palavra que lhe sustentava. Jesus não era motivado por experiências, mas vivia a escritura.

A palavra de Deus não era um estilo de vida, mas a sua própria vida. Através da palavra Ele sabia a importância da oração, do jejum, da intimidade com Deus, do poder do perdão, do poder divino sobre a natureza. Tinha discernimento e conhecia a voz de Deus.


Para vencermos os conflitos internos e os desejos que tentam nos dominar precisamos deixar Deus atuar, mas para que isto aconteça, a Bíblia tem que deixar de ser um livro comum, suas palavras tem que deixar de serem meras letras e se tornarem vida, fôlego de Deus vivificado pelo Espírito Santo.

Que Deus abençoe a todos.

Pra. Damaris Latorre Simão
damarislatorre@hotmail.com

© 2023 by The HANDYMAN Ltd. All rights reserved.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page