
Ministério Batista Hesmom
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu entendimento."

A Obediência e as Bençãos
Muitas vezes imaginamos que a vida em Cristo é um caminhar sem problemas. O pior destes pensamentos é crer que todo problema é o resultado de um erro ou de pecado. Precisamos entender que todo pecado traz problemas, mas nem todo problema ou luta é conseqüência do pecado. Muitas vezes obedecer a Deus significa atrair problemas.
A bíblia já nos prepara para este tipo de situação:
João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 15:19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
Lucas 10:3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Através da vida de Isaque escrita em Genesis 26 observaremos algumas lições sobre a obediência.
1ª. Lição: Obedecer não significa que não teremos problemas.
Genesis 26: 1- 7
1 E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso, foi-se Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
2 E apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser;
3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai.
4 E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra,
5 porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
6 Assim, habitou Isaque em Gerar.
7 E, perguntando-lhe os varões daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) me não matem os varões daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.
Isaque foi para a terra que Deus lhe mostrou, com uma promessa: Por enquanto fique morando neste lugar, Eu te abençoarei, te prosperarei, simplesmente me obedeça.
Este homem obedeceu, creu, mas não deixou de passar por problemas.
Isaque tinha um presente de Deus em suas mãos, Rebeca sua esposa, e foi exatamente esta benção que os homens daquele lugar desejavam.
Quem era Rebeca?
A mulher escolhida por Deus. Isaque recebeu esta benção com 40 anos. Por ela ele sonhou, orou e precisou esperar. Parecia estar tudo bem, mas a sua beleza atraia os olhares.
Neste pequeno relato aprendemos que as bênçãos que o Senhor derramou sobre nossas vidas atraem os olhares, e nem sempre para o bem. As pessoas irão ignorar se foi gerado em oração, se foi preciso esperar, se tivemos caminhos da obediência a percorremos até alcançá-la, simplesmente irão olhar e desejar. Teremos problemas. Mas não podemos nos esquecer, que apesar dos problemas, das lutas, quando obedecemos a Deus ninguém pode roubar o que o Senhor colocou em nossas mãos. Isto aconteceu com Isaque:
8 E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher.
9 Então, chamou Abimeleque a Isaque e disse: Eis que, na verdade, é tua mulher; como, pois, disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.
10 E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito.
11 E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste varão ou em sua mulher certamente morrerá.
Não tem como arrancar o que o Senhor nos deu, a unção está sobre nós. Esta benção já tem dono e se alguém tentar tomar para si ela irá se transformar em peso e problema e atém em maldição para outro.
Assim aconteceu quando Faraó tomou Sarai para si: Gênesis 12:17 Feriu, porém, o SENHOR a Faraó com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
As bençãos e a unção destinada a nós tem um destinatário certo e nada e ninguém pode impedir, basta ficarmos na obediência.
2ª. Lição: Obedecer significa semear e ter colheita próspera.
Gênesis 26: 12- 13
12 E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 E engrandeceu-se o varão e ia-se engrandecendo, até que se tornou mui grande
A terra onde estava vivendo não era sua, as pessoas o viam como um estrangeiro, mas ele estava na obediência, não ficou murmurando, brigando com Deus, simplesmente obedeceu e começou a semear. Por obedecer independente do local onde estava vivenciou o que esta escrito no Salmos 1:3 “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Isaque numa terra estranha, onde não era bem visto, plantou e colheu cem medidas, prosperou e foi engrandecido porque a benção do Senhor estava sobre ele.
Quando obedecemos, a benção do Senhor esta sobre nós no tempo certo iremos colher. O que precisamos aprender é esperar o tempo certo para não colhermos frutos verdes ou deixar de receber todas as bênçãos. Nossa função é obedecer e semear, mas quem vai dar o crescimento para que possamos colher é o próprio Senhor.
3ª. Lição: Obedecer não significa que as pessoas irão se alegrar quando o Senhor nos prosperar.
Gênesis 26: 14 – 16
14 e tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
15 E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
Isaque prosperou, os filisteus sentiram inveja. Invejaram sua esposa, invejaram seus bens e acima de tudo invejaram o atuar de Deus em sua vida. O atuar de Deus incomodava os filisteus.
Como filhos de DEus precisamos deixar de ser ingênuos, achando que todos irão se alegrar com as nossas bênçãos ou com a prosperidade que nos foi derramada, mas não é verdade, alguns irão verdadeiramente se alegrar, mas outros ficaram incomodados, terão inveja e não suportarão ver nossa vitória.
O que fazer perante está situação? Continuar obedecendo, pois as bênçãos e a unção do Senhor nos acompanharão onde quer que formos.
4ª. Lição: Obedecer significa persistir no meio das lutas.
Gênesis 26: 17 – 22
17 Então, Isaque foi-se dali, e fez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá.
18 E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
19 Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas.
20 E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o nome daquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
21 Então, cavaram outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna.
22 E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.
Isaque saiu, mas a luta não parou. Os filisteus foram atrás para tentar impedir e roubar as bênçãos. Quanto mais se levantavam, maior era o atuar do Senhor. Isaque não entrou em luta com eles, se posicionou em obedecer a Deus, foi persistente.
Creio que a cada poço roubado os filisteus pensavam: “Agora conseguimos paralizar e destruí-los. Eles não terão mais animo para continuar” . O que eles não imaginavam era que Isaque continuaria a caminhar obedecendo ao Senhor.
Não deve ter sido fácil, mas Deus era com ele. Quem acabou se cansando não foi Isaque, mas os inimigos.
Precisamos aprender a ser persistentes, pois o Senhor é conosco e sua mão é sobre nós. Precisamos continuar obedecendo e entender que quem irá se cansar e desistir é o inimigo.
Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.
Deuteronômio 28:7 “O SENHOR entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti”.
O Senhor sempre tem um Reobote para nossas vidas.
5ª. Lição: Obedecer significa que uma mesa será feita perante nossos inimigos.
Gênesis 26: 23 – 30
23 Depois, subiu dali a Berseba,
24 e apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo.
25 Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.
26 E Abimeleque veio a ele de Gerar, com Ausate, seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército.
27 E disse-lhe Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me aborreceis e me enviastes de vós?
28 E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo; pelo que dissemos: Haja, agora, juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos concerto contigo.
29 Que nos não faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora, tu és o bendito do SENHOR.
30 Então, lhes fez um banquete, e comeram e beberam.
Isaque foi embora da terra dos filisteus, e a benção o acompanhava. Abimeleque foi atrás porque não resistiu, precisou reconhecer que Deus era com ele. Isaque fez uma mesa com um banquete para estes homens e nesta mesa estava os frutos das bênçãos do Senhor.
Salmos 23:5 “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”.
Quando permanecemos em obediência a DEus, as pessoas serão obrigadas a reconhecer que o Senhor é conosco e Ele nos preparará uma mesa e nela estará os frutos das bênçãos. De maneira visível as pessoas enxergaram o quanto fomos abençoados. Ali verão o quanto o Senhor nos honrou. Que seu óleo estava e esta sobre nós.
6ª. Lição: Obedecer significa que o Senhor tem poder para transformar relacionamentos.
Gênesis 26: 31 - 32
31 E levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois, os despediu Isaque, e despediram-se dele, em paz.
32 E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado, e disseram-lhe: Temos achado água.
Quando obedecemos a Deus o Senhor tem poder para transformar nossos relacionamentos.
Se existe relacionamento quebrado em sua vida, busque a presença de Deus, pois Ele tem poder para fazer o impossível.
Abimeleque e Isaque ficaram muito tempo com o relacionamento quebrado, mas quando o Senhor atuou o milagre aconteceu.
O Senhor trouxe a paz que faltava neste relacionamento.
Nosso Deus é poderoso. Agindo Deus quem impedirá?
Pra. Damaris Latorre Simão
damarislatorre@hotmail.com