
Ministério Batista Hesmom
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu entendimento."

O Combate da fé
(1TM 6:12) "Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas."
A vida cristã não é só para nos deleitarmos na presença de Deus, mas também é um chamado para a guerra nas regiões espirituais. Nesta guerra precisamos conhecer não só os inimigos e as armas que devemos usar, precisamos também conhecer o combate no qual somos chamados a combater.
O combate da FÉ
A Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Existem três origem da Fé:
A Fé Humana: vem da mente está ligada à razão. Ex. Viajar de avião crendo que não irá cair, ir a um encontro crendo que o outro estará lá, crer que sou a razão de meu sucesso ...
A Fé Maligna: espíritos que induzem as pessoas a agir sob suas orientações, criando dependência de poderes malignos. EX: Acreditar que uma objeto pode me trazer sorte, crer em estatuas, buscar orientações de mortos, supertições...
A Fé Bíblica: está ligada no que Deus fala, na Sua Palavra. As minhas atitudes são segundo a Palavra de Deus.
Alguns exemplos:
- Gálatas 3:26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Meio pelo qual somos feitos filhos de Deus
- Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Fé salvadora
- Efésios 6:16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Arma contra o inimigo
- 2 Ts 1:3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando. Crescente, aumenta
- Hebreus 10:38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. È uma maneira de agradar a Deus.
Somos chamados para combater o bom combate da fé. Mas que tipo de fé?
Parece uma pergunta estranha, mas não é, pois a Bíblia relata alguns tipos de fé existentes os quais devemos de abandonar.
1) Fé Morta:
(TG 2:26) "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."
A fé morta é aquela que não tem obra, ou não produz fruto, limita-se às palavras. Esta fé não sai do limite do intelecto, da teoria. A pessoa espiritualiza tudo, mas não age em nada. Vê o outro passando por necessidades, mas não se dispõe em ajudar. Não dispõe de seu carro, de seu tempo, de seus bens. Tudo lhe é custoso, pesado demais. Procura não se envolver com ninguém, cada um no seu canto. Sabe que Deus salva, mas não evangeliza, mesmo quando Deus abre as oportunidades, não enxerga. Não ora por ninguém, não liga. Seu alvo são somente seus sonhos e não tem tempo para ajudar ninguém.
As boas obras não levam a salvação, mas como filhos de Deus somos chamados para fazê-las, pois são instrumentos para revelar ao mundo que Jesus é o salvador.
2) Fé Fingida
(1TM 1:5) "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida."
Este termo é interessante, pois declara que poder fingir que temos fé. Procuramos mostrar o quanto somos espirituais. Na igreja o vocabulário é refinado, as atitudes exemplares. Falamos de amor, de perdão, de santidade, de domínio próprio, da necessidade de termos intimidade com Deus, de orarmos, de estudarmos a bíblia, mas ao saímos da igreja, tudo isto ficou para trás. Nada do que cantamos ou falamos faz parte de nosso dia a dia.
Jesus chama esta fé de hipocrisia que nada mais é que simular um sentimento ou virtude que não se tem.
(MT 23:28) "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade."
Os fariseus recitavam a lei, mas não viviam. Queriam tirar o cisco do olho do outro, mas deixavam a trave em seus próprios olhos.
(LC 12:1) "... Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia."
Jesus chama a hipocrisia de fermento, qual sua função e só estufar, apresentar um crescimento espiritual aparente.
Mas o pior da fé fingida, não é quando fingimos para o outro, mas sim quando fingimos para nós mesmos. Fingimos que não temos problemas e não deixamos o Senhor consertar. Fingimos estar tudo bem, que estamos em plena intimidade com Deus e ao acreditarmos nesta mentira escondemos mágoas, falta de perdão, ira, inveja, justiça própria, legalismo, rebeldia, insubmissão, soberba, orgulho, mentiras, complexos, rejeições, medos. Nos tornamos como aquele fariseu descrito em (LC 18:11) "O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."
Glória a Deus que Ele não olha só o exterior, mas também conhece nosso interior e tem poder para nos curar (SL 139:23-24) "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
3) Fé tola
(1CO 2:5) "Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
É a fé baseada nos desejos, fora da palavra de Deus. Queremos, desejamos, lutamos e usamos de vários versículos para alicerçarmos nosso posicionamento:
- Posso todas as coisas Naquele que me fortalece
- Deus me pos por cabeça e não por cauda
- Tudo que pedir receberei
- Deus é amor
Mas não ficamos só nestes versículos, falamos alguns que as pessoas dizem estar na Bíblia, mas nunca foi encontrado:
- Deus é pai e não padrasto.
- Deus escreve certo por linhas tortas
- A voz do povo é a voz de Deus
Muitas coisas são ditas em nome de Deus, mas o interessante é que o centro sou EU e os MEUS desejos.
Os versículos que são usados são verdadeiros, mas quando fora do contexto leva ao engano.
Vamos analisar alguns:
(FP 4:13) "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
No vers. 11 explica o que significa todas as coisas: posso passar necessidade, abundancia, ter fartura, e fome e padecer necessidades, Ele sempre me fortalece.
(DT 28:13) "E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir."
(JO 15:7) "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito."
(1JO 4:8) "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
Quando Satanás tentou Jesus ele usou a Palavra de Deus, fora do contexto, mas Jesus tinha conhecimento profundo, conhecia a verdade e venceu.
4) Fé baseada nos Sentimentos
(2CO 5:7) "(Porque andamos por fé, e não por vista)."
A fé baseada nos sentimentos é a fé do ver, tocar e sentir.
Esta fé no momento do fogo é reprovada pois não passa de palha.
Frutos deste tipo de fé:
- Euforia
- Louvor ao homem
- Inconstância
- Murmuração
- Frustração
- Desanimo
- Imaturidade espiritual
- Distanciamento de Deus
- Rebeldia
(PV 3:5) "Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento."
Estribar: Apoiar(-se), basear(-se), fundamentar(-se). escorar-se.
Não podemos nos apoiar, fundamentar ou nos firmarmos nos sentimentos. (PV 28:26) "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo."
(JR 17:5) "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!"
(1CO 10:12) "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."
Nossa confiança tem que estar em Deus e não nos sentimentos ou nos sentidos.
Um bom exemplo que temos é Tomé:
(JO 20:24-27) "Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente."
Na realidade este tipo de fé esconde a incredulidade.
Precisamos lutar pela verdadeira fé que é Salvadora, ativa, baseada na palavra de Deus, relacionada a obediência e centrada na pessoa de Jesus Cristo.
Que Deus abençoe a todos.
Pra. Damaris Latorre Simão