top of page

Batalha Espiritual

Hoje se fala muito sobre Batalha Espiritual, mas na realidade é um tema muito antigo.

Paulo na carta aos Efésios 6:12 declara:

“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

Querendo ou não, fazemos parte desta guerra e como guerreiros precisamos:

  • Conhecer o inimigo
  • Conhecer as armas espirituais
  • Conhecer a armadura espiritual
  • Conhecer as estratégias de guerra

Mas o conhecimento de todos estes itens não nos garante a vitória.

 

Antes de sairmos para a batalha como guerreiro, precisamos entender que somos filhos de Deus João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; e como filhos precisamos ter intimidade com o Pai e também ter o conhecimento de que Ele é Jeová Sabaoth, ou seja, o Senhor dos Exércitos.

O Segredo da vitória espiritual está na intimidade com Deus.

 

É o Senhor que nos ensina como lutar, quais as estratégias e armas a serem usadas.

O Soldado só vence quando obedece a voz do general.

Aprendendo com Josué

Josué foi o primeiro comandante de Israel, mas antes de ir para a batalha precisou ser preparado. Hoje em dia muitos querem orar, guerrear, ser reconhecido como “guerreiro espiritual”, mas não querem aprender, nem serem preparados.

Através da vida de Josué identificamos as características necessárias para sermos um bom guerreiro.

Características do bom guerreiro

Servo: Êxodo 24:13 “Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor...”

Aquele que está pronto para servir. Josué servia a Moisés. Ele estava aprendendo com Moisés que o verdadeiro líder é aquele que serve, pois Moisés era servo do Senhor. Só é líder aquele que aprendeu a servir.

O próprio Jesus veio como servo. Filipenses 2:7 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana.”

Muitos querem liderar, mas poucos querem servir aos irmãos, à igreja e a Cristo.

Obediente: Êxodo 17:9-10 “Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera.”

Não saia fazendo segundo sua cabeça, O guerreiro precisa entender o que é cobertura de oração. Querer sair lutando e fazendo, sem ouvir ou ignorando conselhos, revela dificuldade em atender e obedecer, não só aos homens, mas a Deus. Devemos ignorar os conselhos de um líder quando este vai contra a Palavra de Deus.

Não vivia por suas intuições: Êxodo 32:17-18 “Ouvindo Josué a voz do povo que gritava, disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial. Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço

Para Josué eram gritos de guerra, mas Moisés disse que não era isto. Josué sabia ouvir a voz de alguém mais experiente e abrir mão de suas intuições.

Muitas pessoas são direcionadas por suas emoções, visões, sentimentos e impressões. Rejeitam qualquer outro direcionamento. Não podemos esquecer que Deus não abre não de Sua palavra. Portanto, se for direcionamento de Deus, Ele irá testificar usando servos de Deus ou através de circunstancias.

Buscava a presença de Deus: Êxodo 33:11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.

Queria conhecer a Deus, desejava Sua presença. Moisés voltou ao acampamento, mas Josué continuou na tenda. Ser amigo de Moisés não bastava, queria a amizade de Deus.

Nosso relacionamento com Deus não pode ser baseado no meu relacionamento com o outro, mesmo que seja um líder. O relacionamento é individual.

Esperou Deus exaltá-lo: Números 27:18-20 “Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.”

Precisamos esperar Deus nos exaltar, e não sair nos auto declarando líderes ou assumir uma função de liderança. Precisamos tomar cuidado com pessoas que dizem: “Deus me falou, Deus me mostrou...”-e fazem destas frases meios para liderar um grupo ou direcionar um líder.

Buscava conhecer e obedecer a lei de Deus: Josué 1:7-8 “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Josué foi bem sucedido porque tomou cuidado de fazer tudo segundo a lei de Deus, não se desviou dela e, nela meditava.

Hoje as pessoas relativizam a Palavra, não obedecem e também não a estudam.

Conhecia o Poder de Deus: Josué 10:12 “Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom.”

Ele só conhecia o poder de Deus, porque conhecia a Deus.

Buscava estratégias em Deus. Josué 5:14 “Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz Meu Senhor ao seu servo?”

Este na realidade era Jesus. Um anjo de Deus não aceita adoração.

A estratégia tem que vir de Deus e quando obedecemos, teremos vitória:

Exemplos de estratégias:

  • Caminhar em silencio (Muros de Jericó)
  • Jejuar por 3 dias (Ester)
  • Louvar
  • Guerrear
  • Esperar
  • Adorar

Que Deus os abençoe.

Pra. Damaris Latorre Simão

© 2023 by The HANDYMAN Ltd. All rights reserved.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page