
Ministério Batista Hesmom
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu entendimento."
Armas da Batalha Espiritual
2 Coríntios 10:4-5 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”
Quando lemos este versículo, precisamos entender duas verdades:
1ª.Verdade: As armas não são carnais:
- Não são do mundo.
- Não foi inventada por homens.
- Não estão limitadas ao status eclesiástico.
2ª. Verdade: São poderosas em Deus:
- Não são palavras mágicas.
- Não são rituais.
- Não são superstições.
- O poder vem de Deus.
Tipos de Armas:
Palavra de Deus:
- Traz discernimento, revela o engano: Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
- Revela o pecado: Salmo 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
- Traz sabedoria: Salmo 119: 98 “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo”.
- Revela a Vontade de Deus
- Revela o próprio Deus
O maior exemplo que temos esta em Mateus 4: 1-11 “ A tentação de Cristo”
Jejum
Mateus 17:21 “Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.”
Exemplos de Jejum:
- Davi: 7 dias: 2 Samuel 12:16-20 – Pelo ilho que estava doente.
- Ester e os judes: 3 dias e 3 noites sem comer e beber. Ester 4:16
- Daniel: 3 semanas
- Rei Josafá apregoou jejum em todo o Judá.: 2 Crônicas 20:3
- Rei Dario jejuou durante uma noite enquanto Daniel estava na cova dos leões.
- Jesus: 40 dias e 40 noites. Mateus 4:2
- Igreja de Antioquia : Atos 13:1-4
Não existem regras para dias ou horas de jejum. Algumas pessoas tiram uma ou mais refeições do dia, outras tiram algum tipo de alimento durante um período.
O jejum bíblico é uma abstenção voluntária de alimentos que tem como objetivo manifestar glória de Deus, seja na área espiritual, emocional, física, familiar, financeira.
O poder do não está no tipo do Jejum, mas na dependência de Deus.
Oração
Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”
Tipos de Oração:
- de Guerra
- Línguas
- Confissão
- Andando
- Sentado
- Prostrado
- Silêncio
- Parado
- Declarando versículos
- Intercessão
- Individual
- Grupos...
O nome de Jesus
Marcos 16:17-18 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
Ao declarar este nome, não estou dizendo palavras mágicas, mas crendo no poder de Cristo.
Atos 19:13-16 “E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.”
O Sangue de Jesus
- Nos aproxima de Deus. Efésios 2:13 “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.”
- Nos capacita a entrarmos na Presença de Deus: Hebreus 10:19 “Por isso, irmãos e irmãs, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Santíssimo Lugar.”
- Nos justifica: Romanos 5:9 “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”
- Nos purifica 1 João 1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
- Nos liberta: Mateus 26:28 “porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.”
- É o sinal da nova aliança: Lucas 22:20 “Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”
Louvor
Louvar significa elogiar, falar bem, bendizer. Neste sacrifício estou sempre abrindo meus lábios e trazendo uma palavra que declare as grandezas de Deus. Não serão os problemas que irão impedir o louvor a Deus, na minha vida. “A boca fala do que está cheio o coração”. Minhas palavras tornam-se sempre músicas aos ouvidos de Deus, livre de palavrões, gritarias, críticas destrutivas, murmurações, mentiras e outros.
Usarei meus lábios para trazer a glória de Deus na terra, pois o Senhor habita no meio dos louvores.
- Declaração de confiança: Salmos 40:3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
- É bom: Salmos 147:1 Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.
- É entronizar a presença de Deus. Salmos 22:3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
- É declaração de que Nele existe segurança. Salmos 59:17 A ti, força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.
- É encher o ambiente com a Glória: Salmos 57:11 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a Tua glória sobre toda a terra.
Como e quando usar os diferentes tipos de armas?
O soldado irá usar a arma determinada pelo Senhor dos Exércitos.
Salmos 84:12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.
É o Senhor que nos ensinará como lutar, quais as estratégias e armas a serem usadas.
O Segredo da vitória espiritual está na intimidade com Deus.
Exemplos de lutas
Moisés: Êxodo 17:11 “Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.”
Josué: Josué 6: 2-5 Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. E será que, tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.
Gideão: Deus escolheu os guerreiros e as armas. Juizes 7: 6 “Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles.”
Josafá: II Crônicas 20:17 e 22 “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”
Pedro: Atos 12: 5-7 “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere. Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.”
Paulo e Silas: Atos 16:25-26 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”
Paulo: Atos 16: 16-18 “ Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”
Deus os abençoe.
Pra. Damaris Latorre Simão
